Definição do Gerenciamento

  • Consiste na coordenação de todas as etapas de execução de um projeto*.

    É monitorar, acompanhar e controlar o que está sendo realizado pela equipe. Seguindo o escopo do produto ou serviço, cronograma (tempo), qualidade, custos, designando a matriz de responsabilidades das atividades a serem desenvolvidas, avaliando riscos e propondo ações preventivas e corretivas.

    O papel do gerente de projeto, segundo RIBEIRO, Marco Antônio Kappel**, é o de garantir que este planejamento seja seguido, o que exige conhecimentos mais amplos do que aqueles inerentes de gerenciamento de projeto, como por exemplo, habilidades de liderança, comunicação, negociação, resolução de problemas e capacidade de influenciar a organização, entre outras.

    “A função do gerente entre outras coisas é conduzir a equipe ao longo do projeto, assumindo responsabilidades e mantendo-se alerta a tudo o que acontece e agindo de forma preventiva aos riscos que possam surgir e corretivamente quando necessário sempre visando as metas do projeto.” – Talles Silveira.

     

    *Segundo o PMBOK: “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”

    ** Consultor na área de gerenciamento de projetos de diversas empresas gaúchas. Foi sócio fundador (2001) da Seção Rio Grande do Sul do Project Management Institute (PMI-RS), diretor administrativo, financeiro e presidente da Instituição, na gestão 2007/2008. Também é professor em disciplinas de gerenciamento de projetos em cursos de pós-graduação nas Universidades PUCRS e UNISINOS. Ainda é credenciado pelo Programa Gaúcho da Qualidade (PGQP) na área de gerenciamento de projetos.

  • Melhore a eficácia de sua equipe de projeto

  • Prefeito de Guanambi recebe novo superintendente da Caixa Econômica