NORMA PARA CONTROLE TECNOLÓGICO DE ATERROS EM EDIFICAÇÕES ESTÁ EM CONSULTA PÚBLICA

Até o dia 12 de junho consta em consulta pública nacional a NBR 5681 sobre controle tecnológico da execução de aterros em obras de edificações
  • Até o dia 12 de junho consta em consulta pública nacional a NBR 5681 sobre controle tecnológico da execução de aterros em obras de edificações, que foi adaptado pelo Comitê de Construção Civil (CB-02) à Diretiva - Parte 2 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

    O novo texto substitui a norma anterior de mesmo número e estabelece os requisitos mínimos para o procedimento de controle tecnológico da execução de aterros em obras de construção de edificações residenciais, comerciais ou industriais de propriedade pública ou privada. A NBR determina a obrigatoriedade do controle tecnológico em casos de aterros com responsabilidade de suporte de fundações, pavimentos ou estruturas da contenção, aterros com altura superior a 1 m e aterros com volumes superiores a 1 mil m³.

    Fica estabelecido também que o controle tecnológico da execução dos aterros deve levar em conta as exigências do projeto e das especificações particulares de cada obra, em especial quanto às características e qualidade do material a ser utilizado; ao controle da umidade do material; à espessura e homogeneidade das camadas do material; ao equipamento adequado para a compactação; e ao grau de compactação mínimo a ser atingido.

    O texto reúne ainda requisitos específicos para o controle de materiais, compactação, preparação do terreno e ensaios geotécnicos. Propostas e sugestões poderão ser enviadas para o site ABNT.

    Fonte: gov.br

Comente aqui!

Preencha todos os campos necessários (*).
    • Off
    • On